Mudanças entre as edições de "Instalação de ROM via Recovery"

De MIUI Brasil
Ir para: navegação, pesquisa
m
m (Quando fui realizar a instalação de meu TWRP, encontrei o erro que acabo de adicionar a WIKI. Consegue contorná-lo utilizando este outro ADB e fazendo os mesmos passos que o tutorial descreve, mudando apenas o arquivo de Fastboot.)
 
Linha 145: Linha 145:
 
===== Requisitos =====
 
===== Requisitos =====
 
* Computador pronto para uso.
 
* Computador pronto para uso.
* Os pacotes necessários para usar o Fastboot, [[Instalação de ROM via Fastboot#Requisitos|veja aqui]].   
+
* Os pacotes necessários para usar o Fastboot, [[Instalação de ROM via Fastboot#Requisitos|veja aqui]]. Caso ao utilizarem o comando "fastboot devices" o cmd apresente a mensagem: " 'fastboot' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes." façam o download deste outro arquivo para usar o Fastboot, [https://drive.google.com/file/d/0B0rEGz-jFOvoWkswYzdTMDd1RVE/view veja aqui].   
 
* Smartphone desbloqueado em modo Fastboot.  '''ATENÇÃO:''' Caso não saiba se está bloqueado, [[Verificando o status do bootloader|veja aqui]], se afirmativo, [[Desbloqueando o bootloader|veja como desbloquear aqui]].
 
* Smartphone desbloqueado em modo Fastboot.  '''ATENÇÃO:''' Caso não saiba se está bloqueado, [[Verificando o status do bootloader|veja aqui]], se afirmativo, [[Desbloqueando o bootloader|veja como desbloquear aqui]].
  

Edição atual tal como às 12h31min de 18 de janeiro de 2018

O Recovery é a maneira mais fácil de instalar pacotes de atualizações e recuperar o sistema em smartphones Android por não necessitar diretamente de um computador. Vamos aprender mais sobre esse modo neste tópico.

Recovery

O Recovery é um ambiente de execução inicializável do sistema operacional Android, situado numa partição independente na memória interna do dispositivo. Esta separação permite que ele seja acessado mesmo que o sistema esteja danificado, oferecendo ao usuário um conjunto de instrumentos para reparar o dispositivo. Por esse motivo, uma versão Stock desse modo está presente em qualquer dispositivo Android, inclusive nos aparelhos da Mi.[1]

Para entrar no Modo Recovery é necessário pressionar uma combinação de teclas em uma ordem específica para iniciar o dispositivo no modo de recuperação do bootloader que exibe a lista de opções onde se pode entrar no Recovery instalado – nos aparelhos Xiaomi a combinação varia entre Power + botão Volume(-) e Power + Volume(+). Geralmente o usuário navega pelas opções com as teclas de volume e seleciona-as usando o botão Power. O Stock Recovery não é completo e pode não satisfazer alguns usuários. Nesses casos, pode-se optar por um Custom Recovery que é personalizado e acompanha muitos recursos extras, como permitir que você faça Flash de Customs ROMs, particione o cartão SD e etc.[2]

Como entrar no Modo Recovery em aparelhos Xiaomi

Entrandorecxiaomi1.jpg
Como foi dito, nos aparelhos Xiaomi a combinação varia entre "Power + botão Volume(-)" e "Power + Volume(+)", portanto, desligue o seu aparelho e teste uma combinação.

Se aparecer o desenho do Mi Bunny escrito "Fastboot" embaixo, então entrou no Modo Fastboot, para sair e tentar outra combinação é só ficar pressionando por um tempo o botão Power.

Observação: Se em uma combinação ele entrar no Menu do bootloader, então a outra entra no Modo Fastboot.

-
Entrandorecxiaomi2.png
Se ver uma tela em chinês, não se assuste, use a imagem ao lado para se localizar.

Toque no botão que está escrito "recovery" e espere o recovery iniciar.

Observação: Um Recovery não-oficial como o TWRP pode demorar um pouco pra bootar.

Tipos de Recovery

Há dois tipos de Recoverys: Stock e Custom.

Stock Recovery

O Stock Recovery é comumente conhecido como Recovery Padrão, os aparelhos da Xiaomi já vêm um oficial chamado Mi Recovery. Com ele é possível fazer coisas básicas sem a necessidade de uma modificação profunda no smartphone, pode-se resetar, instalar ROMs e pacotes de atualizações, ambos devem ser oficiais, isto é, somente aqueles assinados pela Xiaomi.

Custom Recovery

O Custom Recovery não é nada além de um Recovery personalizado. Esses Recoverys são desenvolvidos com o intuito de diversificar ainda mais as opções disponíveis de ambiente de recuperação inicializável. Dentre as opções atuais se destacam o TWRP e o CWM – este último foi descontinuado, por isso este tópico focará no TWRP. Algumas funções disponibilizadas são: a instalação de ROMs não oficiais, como as Custom ROMs (MIUI Brasil, Xiaomi.eu e etc), além de outros diversos módulos que objetivam modificações no sistema. É necessário ter o bootloader desbloqueado para instalá-lo e usá-lo, veja como fazer isso aqui.

Mi Recovery

O Stock Recovery da Xiaomi é o Mi Recovery, ele já vem por padrão porém após aquela aventura em Custom ROMs, por alguma causa alheia vamos querer colocar o Stock Recovery de volta, logo, iremos abordar sua instalação e o modo de usar aqui.

Como instalar

Como já mencionado, o seu aparelho já vem de fábrica com o Mi Recovery instalado. Se por algum motivo, você perdeu ou trocou de Recovery e deseja reinstalá-lo, a maneira mais fácil é fazendo a instalação de uma ROM oficial por Fastboot/Mi Flash. Isso resetará o smartphone, retornando-o para o estado de fábrica, restaurando também, a partição de recuperação para a original.

Como usar

Mi Recovery 2.0

Mirecovery2.jpg
Esse é o Mi Recovery 2.0, nele só há três opções de idioma: inglês, chinês e chinês simplificado. Iremos usar como base o inglês, porém no chinês a posição dos botões permanece a mesma.
  • Reboot: Ele reinicia para o sistema ou bootloader.
  • Wipe & Reset: As opções oferecidas são, respectivamente, Wipe Cache, Wipe User Data, Wipe SD Card e Wipe All data.
    • Wipe Cache: Apaga o cachê.
    • Wipe User Data: Apaga os dados do usuário.
    • Wipe SD Card: Apaga os dados no cartão de memória.
    • Wipe All Data: Apaga o cachê, os dados do usuário e os dados no cartão de memória.
  • Install update .zip to System: Instala o arquivo update.zip que estiver na pasta de Downloads.
  • Power Off: Desliga o aparelho.

Mi Recovery 3.0

Mirecovery3.jpg
Esse é o Mi Recovery 3.0, nele só há três opções de idioma: inglês, chinês e chinês simplificado. Iremos usar como base o inglês, porém no chinês a posição dos botões permanece a mesma.
  • Reboot: Ele reinicia para o sistema ou bootloader.
  • Wipe Data: Apaga os dados, resetando o aparelho para o estado de fábrica.
  • Connect With MiAssistant: Essa opção é para recuperar ou atualizar o sistema pelo Mi PC Suite.

Como instalar uma ROM pelo Mi Recovery

Aqui só poderemos instalar pacotes oficiais, que estão disponíveis no site oficial do MIUI.

Pelo app de Atualizações

Baixe o pacote de atualização ou instalação certo usando este tutorial aqui e siga os seguintes passos:

Update-tutorial1.png Com o arquivo em formato .zip na memória interna, abra o aplicativo "Atualizações" – em alguns sistemas está como "Atualizar". Para sistema em inglês, procure pelo aplicativo "Updater".
-
Update-tutorial2.png Vá nos três pontinhos. Para sistema em inglês, é nos três pontinhos também.
-
Update-tutorial3.png Selecione "Escolher pacote de atualização". Para sistema em inglês, procure por "Choose update package". Procure pelo arquivo .zip baixado e selecione-o, o aparelho irá reiniciar e instalar o pacote sem necessidade de intervenção.

Pelo MiAssistant

[Carece de fontes pois a GNUzinha que atualizou este tópico desconhece o uso da função já que ele está disponível somente para Windows.]

TWRP

A recuperação do projeto open source TWRP é utilizada para instalar software personalizado em seu dispositivo. Este software personalizado pode incluir modificações menores como rootear seu dispositivo ou mesmo substituir o firmware do dispositivo por uma "ROM" completamente personalizada.

O TWRP é um dos mais recomendados atualmente e as custom ROMs como a MIUI Brasil recomendam o uso dele, logo, iremos abordar sua instalação e o modo de usar aqui.

ATENÇÃO: É NECESSÁRIO TER BOOTLOADER DESBLOQUEADO PARA USAR CUSTOM RECOVERY.

Como instalar

Antes de tudo, faça o download do arquivo de imagem do TWRP, específico para o seu modelo. Se suportado oficialmente, o arquivo pode ser encontrado no site oficial do projeto ou nos links úteis incluídos na página do seu aparelho, lá na lista de dispositivos da Wiki.

Flashify [COM ROOT]

O Flashify é um aplicativo que envia scripts de instalação para o Recovery, além de fazer backup e restaurar partições do Android (Kernel e Recovery). Pode ser encontrado aqui. Ele é a melhor opção para quem não tem um computador no momento mas tem o aparelho rooteado. Para usá-lo siga as seguintes instruções:

Flashify1.png Instale o aplicativo e dê todas as permissões necessárias.
-
Flashify2.png
Abra o aplicativo e selecione "Recovery Image".
-
Flashify3.png
  1. Se já fez download do arquivo .img do TWRP, selecione "Choose file" e escolha-o.
  2. Caso não tenhas ainda o arquivo .img do TWRP, selecione "Download TWRP" e procure pelo seu modelo no repositório oferecido.

Vá confirmando até que o aplicativo mande reiniciar o sistema.

E pronto, você terá seu TWRP instalado!

Fastboot [SEM ROOT]

Se o seu dispositivo não é rooteado, será necessário um computador para instalar o TWRP. Apresentaremos a seguir tutoriais para GNU/Linux e Windows.[3]

Requisitos
  • Computador pronto para uso.
  • Os pacotes necessários para usar o Fastboot, veja aqui. Caso ao utilizarem o comando "fastboot devices" o cmd apresente a mensagem: " 'fastboot' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes." façam o download deste outro arquivo para usar o Fastboot, veja aqui.
  • Smartphone desbloqueado em modo Fastboot. ATENÇÃO: Caso não saiba se está bloqueado, veja aqui, se afirmativo, veja como desbloquear aqui.
Tutorial GNU/Linux
Terminal.png
  1. Vá na pasta onde está o arquivo do TWRP baixado, clique com o botão direito e selecione "abrir no terminal", se não tiver a opção, vá no terminal e chegue até a pasta do arquivo alvo usando o comando ls.
  2. POR GARANTIA, pegue o seu smartphone, vá em Configurações > Configurações Adicionais > Opções do desenvolvedor > Ative "Depuração USB", caso não tenha essa opção, será necessário ir lá em Sobre o Telefone e tocar 3 vezes em "Versão do MIUI" e depois refazer o passo-a-passo para ativar a depuração.
  3. Desligue seu telefone e entre no modo Fastboot, cada modelo tem seu atalho, varia entre Power + botão Volume(-) e Power + Volume(+) tal como o acesso ao Recovery.
  4. Conecte o cabo no smartphone e no computador — tenha certeza que ele reconheceu seu smartphone — volte ao terminal e digite "sudo fastboot devices" como na imagem ao lado e aparecerá uma lista com os dispositivos conectados.
  5. Digite "sudo fastboot flash recovery twrp.img" como na imagem ao lado, onde está twrp troque para o nome do arquivo .img do TWRP que está na pasta atual. Espere terminar, irá dar um "Finished. Total Time: x.xxxs".
  6. Para poupar tempo e entrar diretamente no TWRP — processo conhecido como temporário — digite "fastboot boot twrp.img", onde está twrp troque para o nome do arquivo .img do TWRP que está na pasta atual.
  7. Pronto! TWRP instalado, rodando e preparado para uma rom não-oficial!
Tutorial Windows

O procedimento no Windows é bem parecido com o do GNU/Linux, se diferindo basicamente no modo de uso do ADB e ausência do comando "sudo":

  1. Pegue o arquivo do TWRP baixado — com a extensão .img — e coloque-o na mesma pasta do ADB que foi instalado. ATENÇÃO: É importante que o ADB seja instalado em um endereço de fácil acesso, sem caracteres especiais e curto pois há uma limitação que pode causar problemas.
  2. Segure o botão Shift e clique com o botão direito dentro da pasta do ADB e selecione "abrir janela de comando (cmd) aqui", ou vá no menu iniciar e selecione Minimal ADB and Fastboot, vai dar no mesmo resultado: uma janela preta.
  3. POR GARANTIA, pegue o seu smartphone, vá em Configurações > Configurações Adicionais > Opções do desenvolvedor > Ative "Depuração USB", caso não tenha essa opção, será necessário ir lá em Sobre o Telefone e tocar 3 vezes em "Versão do MIUI" e depois refazer o passo-a-passo para ativar a depuração.
  4. Desligue seu telefone e entre no modo Fastboot, cada modelo tem seu atalho, varia entre Power + botão Volume(-) e Power + Volume(+) tal como o acesso ao Recovery.
  5. Conecte o cabo no smartphone e no computador — tenha certeza que ele reconheceu seu smartphone - vá na janelinha preta, digite "fastboot devices" e dê enter.
  6. Digite "fastboot flash recovery twrp.img", onde está twrp troque para o nome do arquivo .img do TWRP que está na pasta atual. Espere terminar, irá dar um "Finished. Total Time: x.xxxs".
  7. Para poupar tempo e entrar diretamente nele — processo conhecido como temporário — digite "fastboot boot twrp.img", onde está twrp troque para o nome do arquivo .img do TWRP que está na pasta atual.
  8. Pronto! TWRP instalado, rodando e preparado para uma rom não-oficial!

Como usar

O TWRP, com sua proposta de Recovery customizado, traz diversas opções aos usuários. Desde a instalação de ROMs e outros pacotes, até particionamento do Cartão SD e transferência de arquivos via MTP. Por oferecer tantas opções, ele pode tornar-se um pouco confuso para quem não tem o costume de usá-lo, portanto, segue um resumo das principais funções do Team Win Recovery Project e como usá-las:

Twrp opc.png.png
Usaremos como base um TWRP em Inglês, caso o seu seja em outra língua, os atalhos serão os mesmos. Vá em Settings caso queira alterar o idioma.
  1. Install: Aqui é onde se faz a instalação de pacotes. Os formatos aceitos são .zip e .img, para instalar aquivos de imagem (.img), você deverá selecionar a opção ao abrir a tela Install.
  2. Wipe: Aqui é onde se reseta partições do aparelho. Isso é necessário quando se deseja fazer uma instalação "limpa" de uma ROM, ou quando se quer limpar armazenamentos de Cache, SD Card, etc.
  3. Backup: O TWRP disponibiliza aqui opções avançadas de backup, também divididas por partições. Com um backup completo você pode se aventurar nas ROMs não-oficiais e, quando quiser, restaurar sua ROM preferida com todos os dados e aplicativos intactos. Quem costuma usar ROMs customizadas deve ter sempre um backup de partições importantes, como a EFS, onde ficam as informações do IMEI. Mantendo-as seguras caso algo inesperado aconteça.
  4. Restore: Aqui é onde se pode restaurar os backups feitos pelo TWRP no botão 3.
  5. Mount: Serve para montar e desmontar partições do smartphone e ativar/desativar MTP.
  6. Settings: É onde ficam as configurações do TWRP, aqui você poderá mudar o idioma do Recovery, o nível de brilho da tela, além de diversas opções relacionadas às partições e ao uso geral do ambiente de recuperação.
  7. Advanced: Aqui estão as opções avançadas do Recovery, pode-se particionar o Cartão SD, acessar os arquivos na memória do celular, copiar, mover e excluir arquivos. Além disso, você tem acesso a um terminal.
  8. Reboot: Aqui você pode desligar o dispositivo, reiniciar o Recovery, reiniciar para o modo Fastboot (opção Bootloader) ou então simplesmente reiniciar para o sistema.

Como instalar uma ROM pelo TWRP

Baixe o pacote completo de instalação certo usando este tutorial aqui e siga os seguintes passos:

Update-tutorial1.png
Abra o aplicativo "Atualizações" – em alguns sistemas está como "Atualizar". Para sistema em inglês, procure pelo aplicativo "Updater".

OBSERVAÇÃO: Não é necessário esses três primeiros passos, se for usado a combinações de botões com o dispositivo desligado para acessar o Recovery diretamente.

ATENÇÃO AO INSTALAR A MIUI BRASIL: SE A BASE DO ANDROID DA ROM MIUI BRASIL FOR DIFERENTE DA BASE DA SUA ROM ATUAL, FLASHEIE UMA ROM OFICIAL COM A MESMA BASE DA NOSSA CUSTOM ROM, ANTES DE SEGUIR A INSTALAÇÃO.

-
Update-tutorial2.png
Vá nos três pontinhos. Para sistema em inglês, é nos três pontinhos também.
-
Update-tutorial4.png
Selecione "Reiniciar para o recovery". Para sistema em inglês, procure por "Reboot to recovery".
-
Twrp1-instalarrom.png
O TWRP tem suporte a transferência MTP, use-o para colocar o .zip da ROM que foi baixada pelo computador na memória interna ou na externa.

Caso o arquivo já esteja no armazenamento, toque em “Install”.

-
Twrp2-instalarrom.png
Procure pelo .zip da ROM no armazenamento, o TWRP procura pelo armazenamento interno de primeira, por isso, caso o arquivo esteja na memória externa, toque em “Select Storage” e escolha “Micro SDCard”.
-
Twrp3-instalarrom.png
Toque no .zip da ROM e deslize para confirmar o Flash. Ele ficará carregando e não mostrará todo o processo em si mas quando terminar ele avisará. Após a instalação selecione "Reboot System" e espere, o primeiro boot é bem demorado.

ATENÇÃO:

  • A EQUIPE MIUI BRASIL NÃO ACONSELHA O WIPE CACHE/DALVIK APÓS A INSTALAÇÃO DE CUSTOM ROMS MIUI POIS ALÉM DE SER DESNECESSÁRIO PODE APAGAR ARQUIVOS NECESSÁRIOS PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO SISTEMA.
  • NÃO DESLIGUE O APARELHO! Se em até 40 minutos ele não entrar no sistema, REPORTE O ERRO.

Referências

  1. http://www.androidpit.com.br/tudo-sobre-recovery-mode
  2. http://rootandroid.net/what-is-a-stock-recovery-in-android-explained/
  3. http://forum.miuirom.com.br/index.php?threads/o-que-%C3%A9-twrp-como-instalar.837/